Close

Soplado 101

Puede beneficiarse de nuestra experiencia y conocimientos, sin importar si es nuevo en la industria, si está cambiando de carrera o si es un veterano de la industria. Soplado 101 explica el vocabulario más común del moldeo por extrusión-soplado.

¡Este 101 es un documento vivo! Se actualiza con frecuencia y seguimos recopilando temas interesantes para ti. ¡Vale la pena echarle un vistazo de vez en cuando! Háganos saber si falta algo mediante nuestro formulario de contacto.

Aditivos

Como o nome sugere, os aditivos são compostos químicos, que podem ser misturados ou adicionados a materiais poliméricos utilizados na moldagem por sopro por extrusão. O melhor exemplo de um aditivo na moldagem por sopro por extrusão é o masterbatch, onde são adicionados pigmentos de cor ao material de base.
No entanto, existem também aditivos que alteram as propriedades do plástico.
Por exemplo: os estabilizadores UV protegem a peça plástica acabada contra a radiação UV e evitam que esta altere as suas propriedades ou aparência como resultado.
Outros aditivos podem ser retardadores de chama, lubrificantes, agentes nucleantes ou aditivos para reciclagem mecânica.

Automóviles

A indústria automóvel é constituída por empresas e organizações responsáveis pelo desenvolvimento, produção e comercialização de veículos automóveis. A indústria do plástico faz parte disto porque muitas peças plásticas também são instaladas em veículos motorizados. Além de grandes partes da cabine, tanques automotivos e dutos de ar ou tubulações de combustível também são feitos de plástico.

Barril químico

Os produtos químicos são armazenados e transportados em um tambor químico. É claro que os tambores também têm de cumprir requisitos especiais ao manusear estes produtos especiais de enchimento. Mesmo que líquidos, gases ou pós sejam bem embalados em recipientes plásticos, um corpo de plástico oco nem sempre é 100% à prova de fugas. O processo químico de difusão também é possível, em pequena escala, em embalagens plásticas. Portanto, tambores contendo produtos químicos que não devem entrar em contato com o meio ambiente devem ter uma camada de barreira especial. Portanto, eles nunca são de camada única. A camada de barreira reduz a difusão ao mínimo e torna os tambores seguros por longos períodos. Este é, naturalmente, um requisito obrigatório para um barril no qual são enchidas substâncias agressivas, ou mesmo prejudiciais ao ambiente. Também têm de ser mais estáveis durante o transporte e ter bicos e fechos especiais. As normas são testadas e aprovadas pela ONU, dependendo do material de enchimento.

Um dos tambores químicos mais comuns é o tambor L-ring. Na secção transversal, tem uma borda em forma de L para dar ao tambor a estabilidade apropriada. Entre outras coisas, isto também apoia o transporte dos tambores.

Um tambor químico é composto de pelo menos 5 camadas. As camadas externas e internas são feitas de PEBD. Como a camada de barreira é feita de um plástico diferente, ela deve ter uma camada de adesivo (adesivo) em ambos os lados onde deve ser colada ao PEBD para que todas as camadas adiram umas às outras.

(Nota e para discussão, eu não conheço nenhum barril de 5 camadas, ou pelo menos qualquer produção relevante mesmo de PEBD, que não me pareça apropriada. Aqui devemos falar apenas do barril de 1 camada de anel em L e possivelmente também adicionar o recipiente de IBC, com o recipiente de 20l temos a embalagem mais comum para a indústria química...)

C

Cabeza

Cabezal del acumulador

Cabezal del acumulador USA

Cambio de color

FEHLER

Capa adhesiva

FEHLER

Capa de barrera

FEHLER

Barriereschicht

Capa exterior

FEHLER

Capa mono

Ou recipientes de uma só camada têm apenas uma camada de plástico. Muitos artigos têm uma estrutura de camada única - garrafas pequenas, peças técnicas ou recipientes grandes.

W. As cabeças monocamada MÜLLER são normalmente concebidas com um torpedo / pinola aranha-perna.

Estas pinolas garantem uma distribuição igual do material em toda a circunferência, mesmo quando a produção muda. Eles também proporcionam o menor tempo possível para a mudança de cor.

Continuo

[Translate to Spanish:] Continuous

FEHLER

Discontinuo

FEHLER

Distribuidor de anillos

O distribuidor de anéis é um bico curto em espiral, que normalmente é colocado antes do parison deixar a cabeça do coador e é alimentado por um acumulador. É a forma perfeita para controlar efeitos de cor como gradação ou para assegurar uma distribuição perfeita do material em artigos de corpo fino.

El primero en llegar, el primero en salir

O princípio First In, First Out garante que o material que primeiro é extrudido para dentro do acumulador também o deixará primeiro novamente. Isto assegura que o material é sempre trocado e não permanece no acumulador ou no pote de injeção por um longo período de tempo, levando à degradação.

Extrusora

Flash

FEHLER

G

Golpe de aguja

I

J

L

Máquina de moldeo por soplado

Multicapa

[Translate to Spanish:] Multilayer

FEHLER

O

P

Pinola de pata de araña

[Translate to Spanish:] Spider-leg pinola

Pinola en espiral

FEHLER

[Translate to Spanish:] Spiral pinola

Pinola en forma de corazón

[Translate to Spanish:] Heart shape pinola

Plásticos amorfos

Productos de llenado

Os produtos envasados podem ser alimentos, cosméticos, produtos químicos, produtos domésticos ou farmacêuticos. O tipo de produto tem um papel decisivo na concepção das suas embalagens, porque cada um tem as suas características próprias. E: nem todas as embalagens são adequadas para todos os produtos.
Os produtos químicos, por exemplo, devem ser armazenados em recipientes que impeçam a difusão do conteúdo no ambiente.
Os alimentos, especialmente os produtos lácteos, requerem embalagens permeáveis à luz porque a luz leva a reacções fotooxidativas, o que faria com que o conteúdo se estragasse rapidamente. Alguns alimentos têm uma vida útil mais longa com embalagens permeáveis à luz ou oxigénio. Alguns produtos requerem enchimento a quente. Os plásticos utilizados para enchimento a quente são adequados para temperaturas mais elevadas do que outros plásticos.

Q

Química agrícola

Rendimiento

Sistema de derivación

Tecnología de la cabeza

Temperatura de fusión

A temperatura de fusão tem um papel importante no processamento do plástico. Ela diferencia dependendo do tipo de plástico (PP, PVC, PE, etc.), da densidade do material (por exemplo, PE de alta densidade ou PE de baixa densidade, e a sua forma (a retificação tem uma forma e densidade diferente do material virgem).PE de alta densidade ou PE de baixa densidade), e a sua forma (a retificação tem uma forma e densidade diferente da do material virgem).
Isto deve ser considerado para escolher um bom perfil de temperatura para o sistema de extrusão. Se o material for processado muito quente ou muito frio, ele altera sua viscosidade e, portanto, a qualidade do artigo acabado.

Se o plástico estiver muito quente e quase líquido, ele "cai" para fora da cabeça e é impossível de controlar. Se estiver muito frio, é necessária mais pressão para "espremê-lo" para fora da cabeça e o beliscão (linha de soldagem) pode não se ligar adequadamente.

Termoplásticos

Os plásticos são materiais sintéticos que podem ser divididos em termoplásticos, elastômeros e termofixos. Os termoplásticos podem ser divididos em semi-cristalinos (por exemplo PE, PP e PA) ou amorfos (PVC, PS, PC).

As cadeias moleculares de elastómeros e termoendurecíveis são reticuladas. Em contraste, os termoplásticos consistem em moléculas de cadeia linear ou ramificada que estão ligadas umas às outras por nós e ganchos. Ao contrário da ligação cruzada, os nós podem ser novamente soltos. É daí que provém a propriedade característica dos termoplásticos, ou seja, que eles se tornam de borracha-elástica, através do plástico-pasta para líquido quando expostos ao calor.

Elastómeros e termoendurecíveis não podem ser derretidos. Os termoplásticos têm a vantagem de que as cadeias moleculares podem ser repetidamente aquecidas e deformadas sem serem gravemente danificadas. É por isso que os termoplásticos são adequados para o processo de moldagem por sopro. No caso dos termoplásticos, há também a opção de alimentar o flash sob a forma de regrindagem no processo.

Tiempo de enfriamiento

Tornillo

FEHLER

U

V

w

X

Y

Z